domingo, 17 de março de 2013

No início o homem criou a cerveja e o brinde. E ele viu que era bom.








Tudo começou quando eu tinha 23 anos. Em virtude do calor infernal de Goiânia (apenas), tomei “per la prima volta” uma cerveja. De cara ninguém gosta de cerveja, mas como quem persiste sempre alcança, aqui estamos. Não foi uma cerveja nada especial, apenas uma dessas stardard american lager, que desce fazendo revoluções circulares pela garganta, ou como eu carinhosamente gosto de chamar, um destes nossos famosíssimos refrigerantes de cerveja.
Bem agora, me dei conta que se passaram apenas 7 anos! E foi só há, mais ou menos, um ano atrás que percebi que cerveja poderia ser algo mais... Andando por um supermercado da vida, ganhei de presente de mim mesmo uma Colorado Indica. A princípio o que motivou a compra foi a beleza do rótulo e o único pensamento foi “deve ser só uma cerveja de granfino com rótulo bonito”.
Todos se enganam e eu muito mais que alguns. Quando abri a Colorado percebi que algo estava definitivamente errado no mundo das cervejas, mas errado de um jeito muito certo se é que me entendem. O aroma daquela cerveja, a cor, o sabor... Delicia e diversão. E neste momento o pensamento foi outro “então isso é uma cerveja!?”. Um tempo depois, no meu aniversário, chegou-me o amigo Danilo com um presente trazido diretamente dos monges trapistas holandeses, que por serem servos diretos dO Senhor foram agraciados com a capacidade de produzirem diversas e inesquecíveis delícias. Uma La Trappe Quadrupel cujo sabor ainda sinto nos meus pensamentos...
Pois bem, ao longo deste ano eu experimentei cervejas alemãs, belgas, tchecas, brasileiras, holandesas, espanholas, argentinas e etc. Um sem número de sabores, cores, aromas e prazeres. Mesmo informalmente e descompromissadamente e sem formação, degustar uma “cerveja especial” é algo que proporciona satisfação imensa.
Pouco importam de onde são os maltes e se são tostados ou não, se são blends de lugares especiais ou não, ou se os lúpulos são mais isso ou aquilo. No final o que importa é se a cerveja agradou você ou não. Em contrapartida, multiplicar este prazer requer tão somente que se busque um pouco de conhecimento. Com atenção e esmero, treinar o paladar e o olfato para toda a riqueza engarrafada, aumenta muito o valor final que aquela cerveja tem pra você.
Ler (e assistir) as descrições detalhadas e deliciosas dos sommeliers, “muda da água pra cerveja” sua percepção sobre a bebida. Em pouco tempo e poucas degustações mais tarde você terá se rendido à um novo mundo onde vai importar mais “o que você bebe” do que “quanto você bebe”. No mundo das cervejas especiais fala-se muito em Beber menos, beber melhor. Isso pode não fazer muito sentido a primeira vista, mas uma vez nesta nova realidade você se dará conta que será seu novo mantra de “bebedor”. Trocar uma caixa de uma cerveja qualquer por uma garrafa de uma cerveja excelente vale muito a pena.
O que antes eu fazia por diversão, tentarei catalogar e registrar. Espero que isto ajude a apurar minha percepção, refrescar minha memória e compartilhar com um leitor que por aqui esbarre a diversidade e grandeza deste mundo. É um hobby que quero um dia, porque não, tornar profissão.
Não me responsabilizo se VOCÊ por acaso entrar por estas terras especiais e não conseguir sair. Antes de continuar você pode fechar esta janela e seguir sua vida, mas se quiser minha humilde opinião, fique e aproveite.


Um brinde! Saúde e que a Força esteja com você!



____________________________________________________________________________

Aviso: Todas as opiniões presente nesta publicação são pessoais, banais e intransferíveis. O conteúdo das mesmas não deve ser levado totalmente a sério e tampouco servir de fonte fidedigna para degustações, resenhas, discursos, lições de moral, publicações científicas ou trabalhos da 5ª série. O autor não é sommelier, nem tem formação específica em cervejas e sinceramente não dá a mínima para o que você fizer usando o conhecimento aqui conseguido.

* Todo o texto foi escrito enquanto o autor estava sóbrio.
____________________________________________________________________________

Mataria por uma Cerveja                            Mataria por uma Cerveja
               

Um comentário: